BOLSAS E FINANCIAMENTO
Bolsas de Estudos
Os Programas de Pós-Graduação do IEE possuem cotas de bolsas da CAPES e do CNPq, para os Cursos de Mestrado e Doutorado, que são concedidas anualmente, conforme disponibilidade de Bolsas vagas e, considerando, além dos crítérios das Agências de Fomento, a condição socio-economica do aluno e sua classificação no Processo Seletivo.
Atualmente o PPGE conta com 14 bolsas de mestrado e 19 de doutorado, da CAPES, cota do Programa; mais 1 bolsa de Mestrado e 4 de doutorado pelo CNPq, conta do Programa; além de mais 1 bolsa de mestrado e 1 bolsa de doutorado, CNPq, por Projeto Institucional. Com isso, o Programa dispõe de um total de 16 (dezesseis) bolsas de mestrado e 24 (vinte e quatro) bolsas de doutorado para os seus alunos. Conforme os alunos vão concluido o seu curso ou encarrado o período da Bolsa, (24 meses para Mestrado e 48 para Doutorado), as Bolsas vão sendo liberadas e distruídas entre os ingressantes, considerando os fatores sócio-economico e mérito acadêmico.
Há ainda várias outras agências de fomento que podem oferecer bolsas, conforme o tema da pesquisa, o projeto do docente, entre outras condições.
Auxílios
O Programa de Pós-Graduação em Energia está inserido no Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) da CAPES, o que lhe assegura recursos para auxiliar a pesquisa de alunos e orientadores no desenvolvimento das Dissertações e Teses. Há recursos para trabalho de campo, participação em eventos científicos, apoio para publicação, entre outros. A Comissão Coordenadora do Programa – CCP, regularmente abre Edital de Chamada aos alunos para solicitação de recursos. Estas solcitações são recebidas e analisadas pela Comissão Gestora do PROEX, que é quem faz o direcionamento dos recursos, a fim de garantir que o maior número possível de alunos sejam contemplados com os recursos disponíveis.