Credenciamento de Novos Orientadores e Recredenciamento

O Credenciamento de novos Orientadores e Recredenciamento de Orientadores deve ser solicitado à Coordenação do Programa através do Formulário para Credenciamento e Recredenciamento de Orientadores*, enviado ao Serviço de Pós-Graduação do IEE.

* Caso não consiga baixar o Formulário, solicitar por e-mail à posgraduacao@iee.usp.br

A análise das solicitações passa pelo seguinte processo:

  1. Análise estratégica da Coordenação do Programa para novos orientadores, de acordo com a  Política Estratégica para Credenciamento de Docentes no  Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (2022)
  2. Análise de parecer de mérito sobre a solicitação a atendimento aos critérios mínimos de credenciamento e recredenciamento do Programa (link para Regulamento do Programa);
  3. Aprovação da Comissão Coordenadora do Programa – CCP;
  4. Aprovação da Comissão de Pós-Graduação  – CPG.

POLÍTICA ESTRATÉGICA DE CREDENCIAMENTO

Os critérios mínimos  para credenciamento são estabelecidos no Regulamento do Programa, porém, compete à Comissão Coordenadora do Programa (CCP-PROCAM) estabelecer as estratégias de credenciamento para a melhor avaliação do Programa, captação de alunos e recursos e formação de mestres e doutores. Os docentes interessados podem se vincular ao Programa por solicitação própria ou a convite da CCP, desde que sejam aprovados pela Comissão Coordenadora do Programa (CCP-PROCAM) e pela Comissão de Pós-Graduação (CPG), a partir do atendimento aos Critérios Mínimos de Credenciamento e à política estratégica.

A Política Estratégica de Credenciamento poderá ser revista e atualizada a cada ano, bem como ao final do ciclo de avaliação da CAPES, visando planejar o novo período de avaliação. Serão considerados os pontos fortes e fracos do Programa e temas emergentes em Ciência Ambiental, bem como a definição de critérios norteadores para a análise de novas solicitações (além dos Critérios Mínimos para Credenciamento, já estabelecidos no Regulamento do PROCAM).

Entre os critérios norteadores estão:

  1. Número de docentes credenciados, buscando uma relação adequada entre permanentes e específicos, orientadores/alunos e áreas de pesquisa, visando o fortalecimento da interdisciplinaridade no Programa;

Obs.: as lacunas do programa em áreas de pesquisa específicas serão priorizadas para a análise de credenciamento. Estas áreas poderão ser divulgadas para que docentes que se identifiquem e possam manifestar seu interesse.

  1. Priorização conforme as necessidades de fortalecimento do Corpo Permanente na Plataforma Sucupira (CAPES):
  1. Para permanentes (núcleo que sustenta a avaliação do Programa junto à CAPES, com sua produção científica e atuação no Programa):

Dedicação mínima de 15 horas semanais no cadastro Sucupira; oferecimento de disciplinas com outros docentes do Programa, ou credenciamento de disciplinas de outros programas para oferecimento simultâneo, como responsável ou colaborador; oferecimento de vagas de orientação, com regularidade.

  1. Para específico/colaboradores (Docentes que compõem o quadro de orientadores, mas com dedicação reduzida ao Programa):
  2. Participação nas disciplinas do PROCAM, ao menos como ministrante
  3. Para Visitantes (Docentes de outras Instituições, nacionais ou estrangeiras, com participação no Programa através de bolsas de fomento ou convênio de intercâmbio, que poderão ser credenciados, plenamente para participação de longa duração, ou específicos, para participação de curta duração, habilitados para orientar alunos e oferecer disciplinas).

A solicitação de credenciamento será primeiramente avaliada pela CCP-PROCAM a partir da Política Estratégica vigente. Se aprovada, seguirá para a avaliação de parecerista designado e posterior avaliação e deliberação da CCP-PROCAM.