HISTÓRICO
O Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental – PROCAM foi criado em 1989 para formar pesquisadores e gestores na área socioambiental com uma abordagem interdisciplinar, que envolve a articulação de diversos campos do conhecimento.
Sua primeira turma de mestrado ingressou no ano de 1990 e, desde então, os processos seletivos são anuais. A partir de 2001, o programa começou a oferecer os Cursos Stricto Sensu de Mestrado e Doutorado em Ciência Ambiental.
Inicialmente o programa tinha um caráter interinstitucional, ou seja, estava ligado diretamente à Pró-Reitoria de Pós-graduação, com professores credenciados oriundos de diversas unidades da Universidade de São Paulo. A partir de 2008, o PROCAM passou para a gestão do Instituto de Energia e Eletrotécnica (IEE-USP), que já possuía o Programa de Pós-Graduação em Energia (PPGE), o que representou um marco na consolidação do programa.
Em 2013, após uma reestruturação acadêmica e administrativa, o nome do instituto foi alterado para Instituto de Energia e Ambiente (IEE), que resultou no estabelecimento de uma Comissão de Pós-Graduação (CPG) própria, abrangendo duas Comissões Coordenadoras de Programas (CCP): do PROCAM e do PPGE.
A nova configuração ampliou o escopo do ensino, da pesquisa e da extensão, consolidando o IEE como um centro de referência em energia e ambiente no Brasil, que se destaca no desenvolvimento de pesquisas inovadoras, na formação de profissionais e também no atendimento às demandas da sociedade.
A incorporação integral do PROCAM ao IEE possibilitou a utilização da infraestrutura consolidada do próprio instituto, como salas de aula e de trabalho para os alunos, laboratórios, biblioteca, suporte técnico e administrativo.
O PROCAM ingressou no Programa de Excelência – PROEX da CAPES em 2015 (com a obtenção da nota 6) e na avaliação seguinte (2017) obteve a nota 7 – sendo mantida esta nota na avaliação de 2022. Destaca-se a excelência e diversidade dos docentes credenciados, a produção científica de relevância, a contínua preocupação com a integração alunos-professores, e na consolidação das diferentes linhas de pesquisa, focadas na interdisciplinaridade e nos problemas socioambientais.